Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2014
O Núcleo

O Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro, traduz o empreendimento de professores e alunos que, ao longo dos últimos anos, dedicam-se aos temas contemporâneos sobre a realidade urbana a partir da perspectiva das ciências sociais.

Criado pelo Professor Michel Misse, em 1999, agrega pesquisadores bolsistas, colaboradores, alunos de graduação e visitantes que somam esforços aos pesquisadores permanentes do Núcleo que, por sua vez, também realizam atividades docentes no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

As questões suscitadas estimulam o Núcleo a buscar convergir esforços de pesquisa e extensão universitárias, colaborando com grupos semelhantes em outras instituições da sociedade.

Desta forma, pretende difundir o conhecimento já acumulado e consolidar os estudos, entre outros temas, sobre violência urbana, considerando a contribuição fundamental que a temática e as ações práticas de segurança têm sobre as políticas públicas em geral.

Neste sentido, o Núcleo se abre à participação de pesquisadores de outros centros, dentro e fora do país, a fim de fortalecer os traços de análise comparativa sobre a realidade do Estado do Rio de Janeiro e as inserções nas questões da cidadania, tratando a diversidade das interações sociais no ambiente urbano.

Realizações Atuais

O Núcleo atualmente vem desenvolvendo um projeto especial, com apoio da FAPERJ, que coincide com seus objetivos estratégicos. O foco está centrado na capacidade de disseminar informações nas mais diversas formas, dos registros básicos coletados pelas instituições públicas de operação na área de segurança, até os estudos interdisciplinares da comunidade acadêmica. Neste sentido, podemos destacar as seguintes metas:

Implantar o "Sistema de Informação de Criminalidade, Violência e Justiça Criminal do Estado do Rio de Janeiro" (SIV), para apoiar o estabelecimento de políticas públicas ou mesmo para avaliações de risco ao alcance de qualquer cidadão.

Criar, no âmbito do SIV, uma Rede de Dados inter-institucional sobre violência urbana no Estado do Rio de Janeiro, baseada em um banco de dados compartilhável por todos os pesquisadores que atuem nessa área temática.

Promover uma Rede de Grupos de Pesquisa, com base inicial em um site de dados, estatísticas, artigos, referências e links sobre a violência urbana no Rio de Janeiro.

Áreas de Interesse

» Políticas Públicas de Segurança
» Criminalidade e Violência Urbana
» Juventude e Sociabilidade Violenta
» Teorias Sociais e Modernidade
» Cultura Política e Instituições
» Etnografia e Cultura Urbana